terça-feira, 21 de junho de 2011

Finanças para casais



Olá, queridas. Como estão?
Hoje resolvi falar sobre um assunto que eu não domino (MESMO) e que é tão temido, principalmente na vida a dois: FINANÇAS.


Muito se fala sobre esse assunto por aí, mas na hora de colocar em prática a coisa sempre pega. Porque, na realidade, a gente estava muito acostumada a ter todo o nosso salário (muito ou pouco) para nós mesmas, e não precisávamos dar satisfação de onde gastávamos o rico dinheirinho a ninguém.


Mas, a partir do momento em que noivamos, que decidimos viver a vida a dois, o nosso salário não é só de 1 pessoa, mas de 2, e no futuro, de mais gente ainda. E agora?


Eu vou confessar que não sou nenhuma expert nesse assunto, e volta e meia me dou mal. Mas nos últimos meses tenho sido ensinada, a duras penas, que a partir de agora eu tenho que compartilhar não apenas coisas boas ou ruins, mas também minhas finanças com aquele que virá a ser meu marido daqui a uns meses, e para sempre.


Essa prática não é das mais fáceis. Ter que dividir gastos, fazer mil contas, ferver a cabeça, entrar em discussões até chegarem a um acordo sobre quem paga o quê. E eu não estou falando apenas dos gastos com a festa de casamento não. 


O que eu percebi foi que esse exercício de compartilhar a vida deve ser prazeroso para ambas as partes. Tem que haver cumplicidade e segurança para que possamos nos sentir apoiadas e amadas, independente do problema tratado. Na hora de tratar de dinheiro é sempre mais difícil. Sempre surge medo e insegurança para nos atrapalhar. Mas o momento de aprendermos é agora. Não deve haver medo dentro do casamento, sobre nenhum aspecto e em nenhuma circunstância.


Então, a minha dica aqui é: seja sempre transparente e construam juntos o futuro de vocês.


Como essa que vos fala também tem seus problemas, vou indicar 2 links muito interessantes que tratam do assunto de maneira clara e prática:
http://www.administradores.com.br/informe-se/economia-e-financas/financas-para-casais-juntos-na-mesma-direcao/36700/
Uma série de estudos sobre o assunto: http://palavrafiel.com.br/blog/?p=42

Bjnhus contados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários são sempre bem vindos, desde que carreguem consigo amor e bom senso, mesmo que tragam críticas. Sendo assim,fique à vontade. Muito obrigada! =)