sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fotógrafos, imprecindíveis

Oi, queridas.


Como hoje é dia do fotógrafo, eu não poderia deixar de falar um pouco sobre esses profissionais que são responsáveis por fazer com que um momento planejado por tantos meses/anos não se limite ao presente, mas se perpetue.


Vocês já devem ter lido em blogs, sites especializados e conversas entre noivas como essa é uma escolha importante e delicada. Não basta apenas aliar estilo de trabalho com o bolso, os noivos tem que ter empatia com os profissionais e conhecer, de fato, como eles se comportam quando estão trabalhando. Como se trajam, como tratam seus convidados, como lidam com vocês. 
Umas das coisas que mais me chamou a atenção quando eu comecei a trabalhar com casamentos é na postura desses profissionais. Muitas vezes julgamos o trabalho apenas pelo trabalho final, que são as lindas fotos e o álbum editado. Porém existe muita coisa por detrás.
Por exemplo, se vocês não forem do estilo descontraído ou fotogênico, será que vão se sentir à vontade com um fotógrafo que "dirige" as fotos, que quer "sugar" os noivos só para si? 
De outro modo, se os noivos gostarem muito de posar, não vai adiantar nada contratar aquele profissional do estilo "007", que a gente quase não percebe que ele está trabalhando. Não adianta porque o estilo é oposto, um fotógrafo assim busca sempre por flagrar momentos espontâneos de tudo.


Graças a Deus, hoje existes profissionais no mercado para todos os gostos e bolsos, e basta aos noivos saberem o que estão buscando antes de começarem a pesquisar os profissionais da sua região e, principalmente, antes de contratar, conversem com quem já utilizou dos seus serviços. Nessa área não existe muito "certo" ou "errado", existe o adequado para cada situação, para cada casal. Identificar isso o quanto antes é fundamental. Caso contrário, - e como acontece na maioria das vezes, - a gente só percebe isso na hora do casamento. E as fotos saírem bonitas e com o máximo de sentimento vai ser bem mais difícil, além de poder causar um desconforto entre noivos e profissional.


Também não poderia falar aqui de um dos maiores tormentos de qualquer profissional de fotografia de casamentos: os amigos dos noivos. Atualmente, com a evolução das câmeras digitais e dos celulares, todo mundo carrega uma câmera fotográfica consigo. Mas isso não as credencia a fotógrafos, e num momento tão especial, muitas vezes os "fotógrafos amadores" acabam atrapalhando o trabalho dos profissionais escolhidos a dedo pelo casal para registrar cada detalhe.
Também não estou aqui dizendo que você, convidado, não deve fazer seus próprios registros.  Mas é preciso ter bom-senso e sensibilidade de entender que não se deve, por exemplo, interferir no cortejo, ou ultrapassar certos limites, pelo bem maior do casal. Já vi muitas situações constrangedoras e absurdas, de pessoas que se achavam no direito de pedir licença ao fotógrafo para elas mesmas poderem fazer seus registros pessoais, ou ficarem na frente do profissional, colocarem o celular bem na frente do equipamento profissional... enfim. Acho que muitos de nós já presenciamos muita coisa que não precisava acontecer.


Então, pelo bem dos meus amigos fotógrafos, e em homenagem ao seu dia, hoje a mensagem é BOM-SENSO, CONVIDADOS! (rsrs)


Bjinhus e Deus salve os fotógrafos!


PS: Quero mandar aqui um beijo especial para os meus queridos parceiros:
Ivan Ferreira (meu fotógrafo =)) - (71) 3499.3170 / 8839.2556  
Wagner Bahia (parceiraço) - www.wagnerbahia.com.br
Peixoto Imagem Digital e equipe - www.peixotoimagem.com.br
Pedrão da BahiaPixel - www.bahiapixel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários são sempre bem vindos, desde que carreguem consigo amor e bom senso, mesmo que tragam críticas. Sendo assim,fique à vontade. Muito obrigada! =)