terça-feira, 26 de abril de 2011

Lista de convidados da Família Real - O que eu posso aprender com isso?


Olá, queridas!

Em primeiro lugar, eu peço desculpas por não ter postado ainda sobre o casamento de Rodrigo e Lígia, estou correndo atrás das melhores fotos para fazer um resumo de tudo. Mas posso adiantar que foi um dos mais belos casamentos que eu já presenciei... Só pra deixar um gostinho em vocês do que está por vir rsrs

Então, vamos lá! A temidíssima lista de convidados!! Sim, até o casal real tem suas dificuldades nesse aspecto.
Eu sei que todo mundo esta semana está de olho nesse casamento, e a gente não poderia deixar de falar sobre o assunto mais comentado do mundo nos últimos meses.Mas, eu quero trazer uma outra visão sobre o tema.

Quando eu li sobre a lista de convidados do casamento real, fiquei confusa por uns tempos... Afinal de contas, serão 1.900 convidados para a cerimônia, 650 para o almoço no Palácio de Buckingham e somente 300 convidados para o jantar... Quer dizer, isso infrige as leis da etiqueta "não selecione apenas alguns convidados da cerimônia para a recepção".
Entre outras coisas, vamos ver o que disso tudo poderemos aprender para o nosso casamento:

1) Sim, eu posso selecionar meus convidados: Se até a Família Real Britânica, com toda a sua elegância e poder, deixou de fora grandes nomes como a família Obama, será que você não consegue deixar aquela tia do vizinho que te viu 2 vezes na vida de fora, com medo do falatório?? Ninguém é obrigado a convidar ninguém para o seu casamento, e não se sinta, de modo nenhum, constrangida por isso, muito menos se deixe constranger. Caso escute aquela velha frase "quero ir pra esse casório, viu?!", sorria elegantemente e não diga absolutamente nada. Ou afirme com elegância mas firmeza "desculpe, mas o casamento será apenas para familiares"... Quem poderá falar algo contra isso??

2) "Agora posso convidar 1.000 pessoas pra cerimônia e apenas 200 pra festa, né?": Não é bem assim... Não é porque a realeza agiu dessa maneira que podemos fazer de igual modo. Fazer isso gera desconforto por parte daqueles que não foram convidados para a festa. Não acho que valha a pena se indispor com pessoas queridas por causa de uma festa, mesmo que seja a do seu casamento. Lembre-se: O dia do casamento passa rápido e as pessoas permanecem. Temos que aprender a respeitar o outro em todas as ocasiões.

Acima de tudo, uma coisa que eu aprendo é que a lista de convidados deve contemplar as pessoas mais próximas do casal, já que se trata de uma cerimônia muit íntima na vida daquela nova família. Fiquei impressionada que a futura princesa Kate Middleton convidou o padeiro da família dela.

Então, querida noivinha, nada de se descabelar porque TEM que convidar fulano-amigo de sicrano senão ele vai sair comentando pra todo mundo que ficou de fora e isso é um absurdo... Absurdo é sermos obrigados a convidar as pessoas pro nosso casamento. Não faça nada, em absoluto, acima das suas possibilidades só para agradar pessoas que não tem consideração suficiente por vocês para respeitar suas decisões. Seja livre!

bjinhus

6 comentários:

  1. Post MUIIIIITO bom!
    Falando do assunto CHATO do momento sem ser chata. rs

    Acho que é deselegante separar os convidados cerimônia/festa. Tiro da lista geral! rs

    Muita Sorte e Su$$esso no Blog novo amiga.

    Beijos
    Pry

    ResponderExcluir
  2. Briguei com meu noivo ontem por causa da nossa lista... Tivemos que cortar umas 50 pessoas, justamente que fizeram o comentário "quero convite pro seu casamento, viu?" e nós fomos incluindo. Ainda bem que nossa resposta foi o sorriso recomendado!

    ResponderExcluir
  3. Pry, obrigada pelo carinho amiga! sempre bom ter sua visitinha =)

    ResponderExcluir
  4. Naty, sds de vc... nunca mais nos falamos!
    Pois é, não dá pra se endividar porque existem pessoas com complexo de inferioridade por aí. Cada um faz o que pode! ;)
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Penso da mesma forma, inclusive antes de ler seu post estava tentando falar com minha mãe p/ saber se meu pai vai querer convidar os irmãos (as) dele que nós não temos contato e foram convidados para minha formatura, mas não apareceram e a maioria nem mandou parabéns, apesar de no convite ter email e telefone, por que eu tenho que convidar essas pessoas para meu casamento? Eu não quero, mas se ele fizer questão, vou ter que convidar, não vou brigar com pai, né?!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mariana, bem vinda ao blog! Espero vê-la mais vezes.
    Como eu falei no texto, temos sempre que ponderar todas as coisas. Apesar de ser um dia muuito especial para nós, ele vai passar e as relações vão permanecer. Isso tem que ser levado em conta na hora de fazer a lista de convidados.
    Desejo sucesso pra vc
    bjus

    ResponderExcluir

comentários são sempre bem vindos, desde que carreguem consigo amor e bom senso, mesmo que tragam críticas. Sendo assim,fique à vontade. Muito obrigada! =)