quarta-feira, 20 de abril de 2011

Casar no feriado. Será que vale a pena??



Olá queridas.

A ultima semana foi realmente corrida, sem condições de passar aqui para postar... Mas hoje dei uma paradinha para colocar em dia as coisas por aqui.
E, com o feriadão começando, resolvi falar sobre um assunto que sempre gera polêmica e dúvida: marcar o casamento para um feriado vale a pena?

A resposta na verdade são "as respostas" rsrs. Vejamos o porquê:

1) Quero casar no feriado para economizar: Olha só, isso é bem relativo. Para negociar espaços é ótimo, a maioria faz preços diferenciados, principalmente se o feriado for durante a semana. Porém, casamento não é só espaço. Se você for casar numa igreja Católica, tem que se atentar para os feriados santos, as igrejas mais procuradas para casamento sempre tem programações de missas e não permitem realização de casamento nesses dias.
Outro item importante é o Dia da Noiva, uma vez que 90% dos salões mais requisitados de Salvador não funcionam nos feriados, ou você contrata um profissional para fazer cabelo e maquiagem na sua casa ou no hotel (o que não é barato!), ou fecha os pacotes que os salões oferecem de ter uma quantidade "x" de clientes naquele dia para justificar o funcionamento.
Também atente para alguns fornecedores que cobram uma taxa extra por trabalhar no feriado, além também de alguns que aproveitam feriados extendidos para tirarem mini-férias (sim, fornecedor de casamento também sai de férias, sabia?! rsr).

2) Quero diminuir o n. de convidados: Se você tem muitos familiares ou amigos que moram fora da cidade onde vai ser realizado o casamento, o efeito pode ser inverso em datas marcadas durante feriados prolongados, uma vez que fica mais fácil tirar uma folga do trabalho para fazer uma rápida viagem (ou seja,escolha um feriado no meio da semana). Agora, se a maior parte da sua lista de convidados reside na cidade onde será realizado o casamento, a jogada é válida, já que em feriadão, o que vale é viajar! ;)

3) Tenho muitos convidados de fora e quero a presença deles: Ok! Escolha a data em um feriadão e faça o "save the date" ("Reserve essa data" em inglês, um costume estrangeiro que está virando febre em terras tupiniquins, e dendezeiras também!). Assim seus convidados poderão se programar para viajar no período do casamento. Nesses casos, é interessante negociar um valor diferenciado nas diárias de hotéis próximos do local do casamento, bem como realizar cerimônia e recepção no mesmo local. Também é de bom tom selecionar uma empresa de táxi ou até mesmo contratar uma empresa de transporte de turismo para levar seus queridos convidados turistas, além de cuidar da beleza das convidadas, se certificando de bons salões de beleza que possam abrir para recebê-las e que cobrem um preço razoável para não onerar demais o bolso delas.

Seja qual for o motivo, esteja sempre preparada para os imprevistos que podem surgir no dia do casamento, o que vai dificultar resoluções rápidas justamente por ser feriado e grande parte das empresas estar fechada. Para que tudo corra bem em qualquer dos casos não deixe de:
- Planejar tudo com bastante antecedência, prevendo problemas;
- Entregar os convites com maior antecedência (pelo menos 60 dias antes);
- Realizar o RSVP ("Responda por favor" em francês, para controle e gestão da presença da lista de convidados);
- Contratar uma boa assessoria, uma vez que todos os detalhes tem que estar resolvidos até o último dia útil antes do casamento

Já tenho 3 casamentos agendados para feriados esse ano. Não é fácil, mas é sempre gratificante. Um deles vocês já sabem, é nessa sexta feira da Paixão. A noiva escolheu essa data pelo item 3, além dela própria não ser daqui de Salvador.
E você, acha que vale a pena casar num feriado??

bjinhus
Aninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários são sempre bem vindos, desde que carreguem consigo amor e bom senso, mesmo que tragam críticas. Sendo assim,fique à vontade. Muito obrigada! =)