segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Organizando Passo a Passo: Fotografia

Oi, minhas queridas.


Vou começar pedindo mil desculpas pela demora em postar aqui os novos passos. Essa série de postagens já tem rendido frutos e muitos contratinhos estão sendo fechados nos últimos dias (graças a Deus!!), por isso a minha ausência nesse nosso cantinho.


Hoje eu vou falar de um dos itens que eu tenho mais fascinação na escolha de um fornecedor: FOTOGRAFIA.


De tudo o que contratamos para o dia do nosso casamento, esse é o item que vai durar mais tempo, que vai nos acompanhar durante toda a vida. É o resultado do trabalho desse fornecedor que vai nos render risos e choros todas as vezes que folhearmos o álbum e o responsável por contar a história do amor de vocês para seus filhos e netos.
Já pensou a responsabilidade???


Por tudo isso, a escolha desse fornecedor não é nada simples, e não deve ser baseada APENAS nos custos.


A 1ª coisa que o casal deve fazer é pesquisar (MUITO!!) que estilo de fotografia agrada mais. Isso é fundamental para ajudar a garimpar as buscas, já que, graças a expansão do mercado de casamentos, hoje temos dezenas de profissionais mega gabaritados, com preços e estilos para todos os bolsos e gostos. E no fim das contas, o que a gente contrata é o olhar do fotógrafo. É isso que fica registrado, e por isso, a escolha tem que ser bem feita, tem que ser pessoal. Nesse item, vale ressaltar que a pesquisa se inicia na internet (grande aliada dos noivos no mundo!), mas deve se extender às feiras e escritórios das empresas. Não se contente em ver apenas as fotos individualmente, preste bastante atenção em como a história é contada no álbum montado. Se tiver a oportunidade, veja também os álbuns finais dos clientes, uma vez que os álbuns dos escritórios tem as fotos escolhidas pelo fotógrafo, o que na maioria das vezes não contempla as fotos com os convidados, além de ser o produto definitivo de fato do profissional.


Outra coisa essencial é a AFINIDADE. Tem que haver afinidade entre vocês. O casal (e nesse caso, é o CASAL, pessoalmente falando, viu noivos??) tem que buscar estar mais perto do fotógrafo, tem que gostar da conversa. Vocês tem que se divertir nas reuniões, pra que o entrosamento seja o melhor possível. Nada pior do que ter que ser fotografado por quem a gente não gostaria de olhar, já pensou?? A alegria "escorre" do rosto! Pra ajudar, a maioria das empresas de fotografia hoje oferecem o ensaio "pre-wedding", assim tanto fotógrafo como noivos conhecem, antes do grande dia, o que gostam ou não de fazer, o que funciona ou não nessa parceria (e a palavra aqui é essa mesma!).


Antes de assinar o contrato, busque referências do profissional que mais agradou. Pergunte aos fornecedores sobre o trabalho desse profissional, além dos clientes. Tem muito fotógrafo que tem fotos lindíssimas, mas que trabalha de maneira anti-ética, e só quem pode te dar essas indicações mais precisamente são os fornecedores (buffet, decoração e filmagem são quem mais interagem com eles, preste atenção nas opiniões deles quanto à postura do profissional.).


Na mesa de negociação, pergunte se o "dono da empresa" é quem vai pessoalmente fazer as fotos ou se existe a possibilidade de não ser ele. Isso tem que constar no contrato, para não haver nenhuma surpresa desagradável na hora. Cheque a multa contratual para recisões e alterações de data, horário e local do casamento. Questionem o que cada pacote contempla (making-off dos noivos, ensaio pré-wedding, pôster com ou sem moldura, quantidade de fotos em mídia digital e se são em alta ou baixa resolução, se tem fotos impressas e qual a quantidade e tamanho das mesmas). 


Por fim, na hora de escolher o pacote, levem em consideração a quantidade de convidados do seu casamento, quanto tempo está previsto para a festa durar, se vocês querem ou não o registro do making-off. Preste muita atenção no valor das fotos extras. Ás vezes, o barato sai caro, e você só vai descobrir isso na hora de finalizar o álbum. Vejam os acabamentos dos álbuns, se vem com maleta, qual a garantia do material, como manuseá-lo,etc...


Já perceberam que é uma escolha bastante minuciosa, não é? Por isso, procurem não fazê-la com pressa e ansiedade. Vá com o coração aberto, e ciente daquilo que pretende gastar nesse item antes de entrar na reunião. Uma dica: não tenham vergonha/medo de dizer que o valor está acima do que vocês pretendiam pagar. Isso não é pecado, ao contrário, denota responsabilidade para com seus gastos. No mundos dos casamentos, nenhum valor é100% engessado.


Tem mais um montão de dicas rápidas para dar sobre esse assunto, mas acho que ficaria muito extenso o post. Vou deixar para uma próxima.


A Enlace Eventos Sociais conta com parceiros maravilhosos dentro desse ramo, e um deles está com uma promoção IMPERDÍVEL para as clientes da Enlace que se casarem no 1º semestre de 2012 e fecharem contrato até 31/01/2012. Segue o link para vocês babarem nas fotos maravilhosas da BAHIAPIXEL:


www.bahiapixel.com.br

Bjinhus

Um comentário:

  1. Parabéns Aninha!!!
    Estou curtindo cada post colocado no blog!!
    Vejo tb que o Senhor vem abençoando seu trabalho.
    Amém!!!!!
    E eu sou a prova de que seus contratos só vêm aumentando, né???
    Sucessoooo!!!
    Bjos

    Jackie Dinis

    ResponderExcluir

comentários são sempre bem vindos, desde que carreguem consigo amor e bom senso, mesmo que tragam críticas. Sendo assim,fique à vontade. Muito obrigada! =)