quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Organizando Passo a Passo - Espaço

Oi, queridas, gostaram do 1º post da série "Organizando Passo a Passo"??
Então, lá vamos nós para mais um passo importantíssimo, que define muita coisa do seu casamento: Espaço.
Quando digo espaço, falo do local onde serão realizadas Cerimônia e Recepção, mesmo que em endereços diferentes. Então, logo após definir a quantidade de convidados, temos que ir em busca do espaço ideal para a realização do seu casamento. E acredite, esse é um dos itens que mais estressa procurar. Mas nada que paciência, união e esperança não resolvam.


A primeira coisa a ser definida é se vocês fazem questão que a cerimônia seja ou não na igreja. Se vocês são católicos, isso faz toda a diferença, uma vez que a Igreja Católica Apostólica Romana não realiza casamentos fora dos templos. Então, se isso é importante para você, ou sua família, comece por aí.
Busque informações sobre as igrejas além do preço: analise o estilo (barroco, moderno), se as instalações estão bem cuidadas, como é o acesso até a igreja, se existe estacionamento fácil, a capacidade da igreja, o local da banda, que tipo de música pode ser tocada na cerimônia, os horários de missa na data escolhida. Procure ir assistir a uma cerimônia celebrada pelo padre local antes de fechar tudo. Veja se a igreja possui espaço apropriado para recepção e se ele é condizente com o seu orçamento e o que você está buscando para sua festa. 


Se você acha que tem muitos detalhes a serem vistos na escolha da igreja, imagine na escolha do espaço da festa. Prepare-se para visitar muitos espaços.


Além do valor e da disponibilidade, você deve buscar referências de clientes do espaço e de fornecedores que já trabalharam lá (a visão do fornecedor é fundamental!!). Analise se o espaço atende às suas expectativas com relação ao estilo de recepção que você está buscando. Se você quer uma festa com contato com a natureza, não tem nada a ver fechar o aluguel de um salão fechado. Por isso, peça para ver fotos de eventos já realizados. Cheque se existe bom acesso ao local e vagas de estacionamento seguras ou se vai precisar contratar manobristas. Pergunte sobre a limpeza do local durante a festa (alguns locais não tem equipe de limpeza que trabalhe durante a festa e muita gente só descobre isso na semana do casamento). Analise se existe algum mobiliário e qual o seu estado (o que normalmente diminui bastante os custos), se é cobrado além do aluguel do espaço as taxas de ECAD (direitos autorais de execução musical) e SUCOM (para poder usar som fora do horário normal - 22h), qual o horário limite para a festa terminar.


Outros detalhes técnicos também são importantes, como se é necessário instalar toldos e se os custos serão de vocês, qual a carga elétrica disponibilizada pela casa para iluminação e sonorização, se é possível fazer ligação extra da companhia elétrica (que sai bem mais barato) ou é realmente necessário contratar gerador - e onde ele normalmente fica. Veja a cozinha e analise se é bem equipada (ideal que seja cozinha industrial) com fogões, freezer e/ou caixas térmicas, armários, etc. Da mesma maneira os banheiros, quantos são e qual o estado de conservação.


Por fim, peça para visitar o espaço em dia de festa. Isso ajuda muito a enxergar o espaço além das paredes, e analisar como cada cantinho daquele que pode ser o "seu" espaço podem ser melhor aproveitados.


Já viram quanto trabalho?? Pois é, mãos à obra!


Bjinhus

Um comentário:

  1. Aninha gostei muito desta postagem! Muito interessante. Você tocou em um ponto que eu queria reforçar. Casamentos realizados em igerjas católicas tem que ter bastante cautela, ao escolher a igerja. Existem muitas igrejas catolicas lindas em Salvador e região metropolitana, mas que a acústica é horrivel. Uma delas é uma igreja que fica no bairro de Nazaré (não vou dizer o nome por questão ética) que é linda mas a acústica extremamente complicada. Há uma reverberação absurda, a sensação que temos é que não estamos ouvindo nada que estamos tocando e os convidados não estão entendendo nada. Então antes de fechar a igreja onde você vai casar, procure saber um pouco mais da estrutura física da igreja, se puder visite a igreja quando houver uma cerimônia de casamento, e é claro busque informações com a assessora do seu casamento pois ela com certeza irá contactar com o fornecedor que vai fazer a música do seu casamento.

    Abraço a todos.

    Samuel Carlos
    Bellas Harmonias
    bellasharmonias@hotmail.com
    (71) 8117-5578

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