segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Organizando Passo a Passo: Fotografia

Oi, minhas queridas.


Vou começar pedindo mil desculpas pela demora em postar aqui os novos passos. Essa série de postagens já tem rendido frutos e muitos contratinhos estão sendo fechados nos últimos dias (graças a Deus!!), por isso a minha ausência nesse nosso cantinho.


Hoje eu vou falar de um dos itens que eu tenho mais fascinação na escolha de um fornecedor: FOTOGRAFIA.


De tudo o que contratamos para o dia do nosso casamento, esse é o item que vai durar mais tempo, que vai nos acompanhar durante toda a vida. É o resultado do trabalho desse fornecedor que vai nos render risos e choros todas as vezes que folhearmos o álbum e o responsável por contar a história do amor de vocês para seus filhos e netos.
Já pensou a responsabilidade???


Por tudo isso, a escolha desse fornecedor não é nada simples, e não deve ser baseada APENAS nos custos.


A 1ª coisa que o casal deve fazer é pesquisar (MUITO!!) que estilo de fotografia agrada mais. Isso é fundamental para ajudar a garimpar as buscas, já que, graças a expansão do mercado de casamentos, hoje temos dezenas de profissionais mega gabaritados, com preços e estilos para todos os bolsos e gostos. E no fim das contas, o que a gente contrata é o olhar do fotógrafo. É isso que fica registrado, e por isso, a escolha tem que ser bem feita, tem que ser pessoal. Nesse item, vale ressaltar que a pesquisa se inicia na internet (grande aliada dos noivos no mundo!), mas deve se extender às feiras e escritórios das empresas. Não se contente em ver apenas as fotos individualmente, preste bastante atenção em como a história é contada no álbum montado. Se tiver a oportunidade, veja também os álbuns finais dos clientes, uma vez que os álbuns dos escritórios tem as fotos escolhidas pelo fotógrafo, o que na maioria das vezes não contempla as fotos com os convidados, além de ser o produto definitivo de fato do profissional.


Outra coisa essencial é a AFINIDADE. Tem que haver afinidade entre vocês. O casal (e nesse caso, é o CASAL, pessoalmente falando, viu noivos??) tem que buscar estar mais perto do fotógrafo, tem que gostar da conversa. Vocês tem que se divertir nas reuniões, pra que o entrosamento seja o melhor possível. Nada pior do que ter que ser fotografado por quem a gente não gostaria de olhar, já pensou?? A alegria "escorre" do rosto! Pra ajudar, a maioria das empresas de fotografia hoje oferecem o ensaio "pre-wedding", assim tanto fotógrafo como noivos conhecem, antes do grande dia, o que gostam ou não de fazer, o que funciona ou não nessa parceria (e a palavra aqui é essa mesma!).


Antes de assinar o contrato, busque referências do profissional que mais agradou. Pergunte aos fornecedores sobre o trabalho desse profissional, além dos clientes. Tem muito fotógrafo que tem fotos lindíssimas, mas que trabalha de maneira anti-ética, e só quem pode te dar essas indicações mais precisamente são os fornecedores (buffet, decoração e filmagem são quem mais interagem com eles, preste atenção nas opiniões deles quanto à postura do profissional.).


Na mesa de negociação, pergunte se o "dono da empresa" é quem vai pessoalmente fazer as fotos ou se existe a possibilidade de não ser ele. Isso tem que constar no contrato, para não haver nenhuma surpresa desagradável na hora. Cheque a multa contratual para recisões e alterações de data, horário e local do casamento. Questionem o que cada pacote contempla (making-off dos noivos, ensaio pré-wedding, pôster com ou sem moldura, quantidade de fotos em mídia digital e se são em alta ou baixa resolução, se tem fotos impressas e qual a quantidade e tamanho das mesmas). 


Por fim, na hora de escolher o pacote, levem em consideração a quantidade de convidados do seu casamento, quanto tempo está previsto para a festa durar, se vocês querem ou não o registro do making-off. Preste muita atenção no valor das fotos extras. Ás vezes, o barato sai caro, e você só vai descobrir isso na hora de finalizar o álbum. Vejam os acabamentos dos álbuns, se vem com maleta, qual a garantia do material, como manuseá-lo,etc...


Já perceberam que é uma escolha bastante minuciosa, não é? Por isso, procurem não fazê-la com pressa e ansiedade. Vá com o coração aberto, e ciente daquilo que pretende gastar nesse item antes de entrar na reunião. Uma dica: não tenham vergonha/medo de dizer que o valor está acima do que vocês pretendiam pagar. Isso não é pecado, ao contrário, denota responsabilidade para com seus gastos. No mundos dos casamentos, nenhum valor é100% engessado.


Tem mais um montão de dicas rápidas para dar sobre esse assunto, mas acho que ficaria muito extenso o post. Vou deixar para uma próxima.


A Enlace Eventos Sociais conta com parceiros maravilhosos dentro desse ramo, e um deles está com uma promoção IMPERDÍVEL para as clientes da Enlace que se casarem no 1º semestre de 2012 e fecharem contrato até 31/01/2012. Segue o link para vocês babarem nas fotos maravilhosas da BAHIAPIXEL:


www.bahiapixel.com.br

Bjinhus

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Organizando Passo a Passo - Espaço

Oi, queridas, gostaram do 1º post da série "Organizando Passo a Passo"??
Então, lá vamos nós para mais um passo importantíssimo, que define muita coisa do seu casamento: Espaço.
Quando digo espaço, falo do local onde serão realizadas Cerimônia e Recepção, mesmo que em endereços diferentes. Então, logo após definir a quantidade de convidados, temos que ir em busca do espaço ideal para a realização do seu casamento. E acredite, esse é um dos itens que mais estressa procurar. Mas nada que paciência, união e esperança não resolvam.


A primeira coisa a ser definida é se vocês fazem questão que a cerimônia seja ou não na igreja. Se vocês são católicos, isso faz toda a diferença, uma vez que a Igreja Católica Apostólica Romana não realiza casamentos fora dos templos. Então, se isso é importante para você, ou sua família, comece por aí.
Busque informações sobre as igrejas além do preço: analise o estilo (barroco, moderno), se as instalações estão bem cuidadas, como é o acesso até a igreja, se existe estacionamento fácil, a capacidade da igreja, o local da banda, que tipo de música pode ser tocada na cerimônia, os horários de missa na data escolhida. Procure ir assistir a uma cerimônia celebrada pelo padre local antes de fechar tudo. Veja se a igreja possui espaço apropriado para recepção e se ele é condizente com o seu orçamento e o que você está buscando para sua festa. 


Se você acha que tem muitos detalhes a serem vistos na escolha da igreja, imagine na escolha do espaço da festa. Prepare-se para visitar muitos espaços.


Além do valor e da disponibilidade, você deve buscar referências de clientes do espaço e de fornecedores que já trabalharam lá (a visão do fornecedor é fundamental!!). Analise se o espaço atende às suas expectativas com relação ao estilo de recepção que você está buscando. Se você quer uma festa com contato com a natureza, não tem nada a ver fechar o aluguel de um salão fechado. Por isso, peça para ver fotos de eventos já realizados. Cheque se existe bom acesso ao local e vagas de estacionamento seguras ou se vai precisar contratar manobristas. Pergunte sobre a limpeza do local durante a festa (alguns locais não tem equipe de limpeza que trabalhe durante a festa e muita gente só descobre isso na semana do casamento). Analise se existe algum mobiliário e qual o seu estado (o que normalmente diminui bastante os custos), se é cobrado além do aluguel do espaço as taxas de ECAD (direitos autorais de execução musical) e SUCOM (para poder usar som fora do horário normal - 22h), qual o horário limite para a festa terminar.


Outros detalhes técnicos também são importantes, como se é necessário instalar toldos e se os custos serão de vocês, qual a carga elétrica disponibilizada pela casa para iluminação e sonorização, se é possível fazer ligação extra da companhia elétrica (que sai bem mais barato) ou é realmente necessário contratar gerador - e onde ele normalmente fica. Veja a cozinha e analise se é bem equipada (ideal que seja cozinha industrial) com fogões, freezer e/ou caixas térmicas, armários, etc. Da mesma maneira os banheiros, quantos são e qual o estado de conservação.


Por fim, peça para visitar o espaço em dia de festa. Isso ajuda muito a enxergar o espaço além das paredes, e analisar como cada cantinho daquele que pode ser o "seu" espaço podem ser melhor aproveitados.


Já viram quanto trabalho?? Pois é, mãos à obra!


Bjinhus

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Organizando Passo a Passo - Assessoria



Oi, queridas.


Como prometido, estamos lançando aqui no blog a série "Organizando Passo a Passo".
E, pra iniciarmos os trabalhos, obviamente vamos falar sobre a importância da Assessoria.


Muita gente tem muitas dúvidas sobre a importância desse profissional, então vamos tentar resumir um pouco o que faz um assessor de casamentos.


Eu me lembro bem que a 4 anos atrás, quando mergulhei no mundo dos casamentos, pouco se ouvia falar sobre o trabalho de uma assessoria, e quase ninguém pensava em contratar, achava coisa de gente de posses, que podia gastar. Graças a Deus, e à competência dos excelentes profissionais que tem surgido ao longo dos anos, hoje a procura pelo serviço cresceu consideravelmente.


Engana-se quem pensa que só contrata assessoria pro seu casamento quem tem "dinheiro sobrando". Pelo contrário. Um dos papéis mais importantes de um bom assessor é saber onde usar a verba de maneira que o orçamento não estoure no final das contas. E ele não faz isso sozinho, conta com sua rede de contatos, seus parceiros, para conseguir um melhor serviço pelo menor preço possível. Portanto, se você tem um sonho gigante e um orçamento apertado, a 1ª coisa a contratar é uma boa assessoria de casamentos.


Além disso, ela também vai pensar em todos (absolutamente TODOS!) os detalhes para que sua cerimônia e festa sejam a cara de vocês. E todos os detalhes é muita coisa, desde o estilo do casamento, identidade visual, nº de convidados, escolha do espaço, cardápio do buffet, cores e tipos de flores da decoração, marcação do ensaio fotográfico e onde vai ser, pensar no gerador, onde vão ser tiradas as fotos oficiais, definir o layout da festa, checar se todos os fornecedores estão trabalhar direito, o cronograma da festa, lembranças dos convidados, pais, padrinhos, crianças, etc..., checar se todas as mesas estão sendo bem servidas, se os banheiros estão limpos, se os carros estão sendo estacionados direito, se os noivos comeram, se a noiva foi ao banheiro, dar socorro se alguém passar mal, prestar atenção se alguma taça se quebrou ou se a pista está escorregadia, e mais 1 bilhão de coisas antes, durante e depois que a festa termina. Sim,a gente não vai embora quando os noivos vão, ficamos pra acompanhar a desmontagem da festa, e só vamos dormir 6h da manhã. Já imaginou você cuidar de tudo isso sozinha?? É de pirar qualquer um. Portanto, se você não quer se casar com olheiras, meio zureta e brigada com o noivo pela carga de estresse que está carregando sozinha, a 1ª coisa a contratar é uma boa assessoria de casamentos.


O trabalho é bem árduo, pois conseguir agradar aos noivos, seus pais, atender a exigência de clientes e fornecedores e manter sempre o sorriso nos lábios não é nada fácil. Exige do profissional competência, dinamismo, proatividade, bons conhecimentos em planejamento de eventos e, acima de tudo, paixão pelo que faz. Deve saber lidar com as pessoas e ter pensamento rápido para resolver problemas e imprevistos.


Fora todos esses requisitos, uma coisa tem que existir entre vocês e seu assessor/sua assessora: empatia. Vocês tem que pensar parecido e tem que rolar uma "química", porque querendo ou não, o telefone deles vai passar rapidamente de mero desconhecido a favorito #1 da sua lista de contatos.


Ah! Outra coisa: por favor, levem (ou arrastem! rsrs) seus noivos para pelo menos 1 ou 2 reuniões com seu assessor, senão ele vai fazer alguma coisa que o noivo não queria sem nem tomar conhecimento! Levar as mães pra 1 das reuniões também é bem legal, viu? 


Bom, pelo tamanho do post, já deu pra perceber a importância que esse profissional tem. Não   é por nada não, mas não se contente com a "assessora do buffet". Ela estará ali contratada pelo buffet, e não por vocês, o que muda muita coisa, não é?


Depois voltamos com posts muito legais sobre a escolha do espaço e do buffet.


Bjinhus

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E tudo recomeça

Oi, queridas! Como foram de ano novo??
Pra mim, esse período do ano é sempre mágico, como se qualquer coisa pudesse acontecer, como se num instante tivéssemos o poder de mudar o rumo de nossas vidas, pelo simples fato de iniciarmos um novo ano. No fundo, é um pouco verdade, porque sempre refletimos sobre as decisões que tomamos e, a partir daí, é possível traçarmos novos caminhos e buscarmos desafios para alcançarmos. O ciclo inicia de novo. =)


E como janeiro é o mês oficial do início dos preparativos do casamento, Vim hoje dar umas dicas pra quem, como minha prima querida Lorena Andrade, ficou noiva no Natal-Ano Novo. ;)


1º) SONHAR: Imaginem TUDO que vocês desejam ter no casamento de vocês, tanto cerimônia como a festa. Não parta para contratar fornecedores sem ter em mente aquilo que você está buscando ou vocês vão se perder em meio a tantos profissionais competentes que existem no mercado.


2º) CUSTOS: Depois de sonharem com liberdade, sentem e conversem sobre a situação financeira. Qual a verba disponível para que o sonho de vocês se realize?? Vocês vão bancar tudo sozinhos ou terão ajuda de pais, parentes e/ou amigos para custear tudo? Esse item é muitíssimo importante, porque sem ter um "teto" para se basearem, facilmente vocês se casarão endividados, e ninguém quer iniciar a vida a dois com um problemão desse tamanho, né?


3º) DATAR: Escolham o período do ano em que desejam se casar, seja uma data especial que vocês não abrem mão, ou um mês, ou a estação do ano. Isso é fundamental para todos os outros passos.


4º) LISTAR: Parece cedo começar a fazer a lista de convidados, mas não é não. Do 1º ao último dia (da entrega dos convites) vocês vão pensar (e ajustar) nessa lista de convidados. Comecem pelas famílias e amigos mais próximos, e complementem com amigos, colegas de trabalho, etc, se acharem que é preciso convidar. A partir daqui vocês vão poder começar a pesquisar e contratar os fornecedores.
O 1º deles, sem dúvida, é a assessoria, que irá auxiliar vocês na contratação de todos os outros, além de pensar de forma realista na questão sonhos X realidade (custos), para conseguir realizar o que vocês sonharam sem comprometer as finanças de vocês. 


Se quiser um orçamento, me mande um email para enlaceeventos@hotmail.com com o máximo de informações que já estiverem definidas e eu respondo ainda hoje! Lembrando da promoção, que durá até o fim deste mês, ok?


Durante todo esse mês vou trazer uma série de posts falando da importância de cada fornecedor, ok?


Bjs e fiquem com Deus. ;)